Sobre o Simpósio

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), fundada na cidade de Brasilia (DF) em 28 de setembro de 1979, é uma associação civil de natureza acadêmico-científica, pessoa jurídica de direito privado, com personalidade jurídica própria e área de atuação em todo o território nacional, sem fins econômicos ou lucrativos. Sua missão envolve o apoio à qualificação profissional, o fortalecimento da produção de conhecimentos e o aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.

O Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA) é parte da ABRASCO. Foi criado em 2001 e, desde então, tem se dedicado a estudar a área de vigilância sanitária, refletir sobre sua prática e construir conhecimentos que contribuam para a sua consolidação no âmbito da saúde coletiva. O GTVISA participa de diversos fóruns, promove e organiza eventos que visam debater e refletir sobre diferentes temas afetos à vigilância sanitária.

Uma de suas atividades mais importantes é a realização do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). Originalmente concebido, em 2002, como um evento bienal, e posteriormente alterado para trienal, o Simbravisa já acumula sete edições. A pertinência dos temas e o zelo na elaboração da programação científica, aliado ao especial acolhimento dado aos trabalhos inscritos e aprovados, faz com que o Simbravisa venha se afirmando como espaço de estímulo à produção científica e, conforme os preceitos da ABRASCO, de diálogo entre os diferentes atores da sociedade.

Embora seja uma área muito antiga da saúde pública e inclua uma gama muito diversa de produtos e serviços que podem trazer riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária não era estudada no meio acadêmico até duas décadas atrás. Entretanto, especialmente após a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a formalização, em lei, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) esta área vem sendo cada vez mais inserida nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em muitas universidades brasileiras. O Simbravisa significa, também, o espaço de encontro entre docentes, acadêmicos e profissionais de todos os níveis do SNVS para a reflexão teórica e pratica da Vigilância Sanitária no país.

 

Últimas Edições

O quadro abaixo sintetiza as últimas sete edições do evento, indicando sede, ano de realização, tema, número de participantes e de trabalhos científicos aprovados.

Edição/Sede

Tema

Nº Participantes

Nº Trabalhos

1º) São Paulo (SP)
2002

O saber e o fazer na proteção da vida

750

640

2º) Caldas Novas (GO)
2004

Cons(ciência) e vida

1200

969

3º) Florianópolis (SC)
2006

Vigilância Sanitária, Risco e Desigualdade: quem se importa?

2400

1623

4º) Fortaleza (CE)
2008

Vigilância Sanitária e os 20 anos da Constituição Cidadã

2492

1209

5º) Belem (PA)
2010

Vigilância Sanitária no século XXI: compromisso com a saúde

1500

752

6o) Porto Alegre (RS)
2013

Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: dilemas para a regulação e proteção da saúde

1420

882

7o) Salvador
2016

O SUS e seu Sistema Nacional de Vigilância Sanitária

1257

874

Fique atento às
datas principais


15

junho

2019

Segundo vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

15

junho

2019

Restam 26 dias para que você envie seu resumo!